rotas de caminhada Em Terras de Trás Os Montes

 

Vale da Ribeira do Mosteiro

Vale da Ribeira do Mosteiro

O percurso corresponde a um circuito pedonal que se inicia na foz da Ribeira do Mosteiro, na estrada do Candedo, seguindo para o norte pela estrada local, atravessando a ribeira em pontão e continuando pelo caminho para a Calçada de Alpajares, subindo até ao rio. Castro de São Paulito e continuando ao longo da estrada vicinal até Picão de Ana, daí o riacho desce por uma calçada velha e atravessa ali na pequena ponte. Em seguida, continue pela calçada até o sítio das Alminhas e siga para o sul na pequena estrada municipal até o ponto de partida. Pode ainda adicionar dois trajetos alternativos, que lhe permitirão fazer um percurso mais longo a partir da localidade de Poiares, descer pela Calçada de Alpajares e continuar até Barca de Alva. Observe o mapa com atenção.

 

Trilho do Tua

Trilho do Tua

Para efectuar este passeio, sugerimos que deixe o seu veículo na vila de Frechas durante o percurso e chegue a Mirandela, com regresso de metro à estação de Frechas.
Saindo da vila de Frechas, siga em direção à zona balnear, atravesse a ponte e siga pela margem direita do rio Tua para o norte. Ao longo deste percurso é possível contemplar uma paisagem muito diversificada. Juntamente com os terrenos agrícolas nos arredores de Frechas existem vinhas e marmelos, que na época outono, dão a este local cheiros muito agradáveis ​​e característicos desta região. Ao longo da margem do rio existe uma vegetação ribeirinha onde predominam choupos, amieiros e salgueiros e, à medida que nos afastamos do rio, extensas paisagens de oliveiras, sobreiros e pinheiros salpicadas de esteva, cadáveres e alecrim. Note-se um grande sabreiro, digno de ser observado e guardado. À medida que se aproxima a vila de Marmelos, avista-se a Serra de Sta. Comba, Bornes, Cubo e Faro, bem como a vila de Mirandela.

 

Trilho da Serra de Bornes

Trilho da Serra de Bornes

Esta rota circular situa-se em pleno coração da Serra de Bornes e tem cerca de 9km de dificuldade moderada. Começa no Marco Geodésico, a uma altitude de 1200 m. Durante 9 km podemos maravilhar-nos com a vista sobre o Vale da Vilariça, desfrutar dos castanheiros, onde é produzida a castanha de excelente qualidade. Mas há muito mais para ver nas estradas rurais, para apanhar cogumelos que crescem em abundância, como: Vaquinhas ou Língua de Vaca, Rocos, Sanchas ou Míscaros

 

Sendero de Ribeira de Ladrões

Sendero de Ribeira de Ladrões

O trajeto tem duas variantes, ambas estruturadas de acordo com um trecho do Ribeira de Ladrões, afluente do rio Tuela, que corre ao longo das duas encostas do rio.
As próprias variantes formam caminhos fechados, embora parcialmente coincidentes. A variante longa, Tapada da Ponte, com cerca de 12 km de comprimento, chega ao município de Travanca e o mais curto, Meiral, com pouco mais de 5 km, limita-se praticamente ao sector nordeste do território agrícola perto da vila. A paisagem é dominada por extensas manchas de carvalhos negros e lameiros marcados por cortinas ribeirinhas, em que predominam freixos e amieiros, ladeando a ribeira e subindo a encosta para acompanhar todos os pequenos cursos de água.

 

São João das Arribas

São João das Arribas

O percurso corresponde a um circuito a realizar a pé, de bicicleta ou a cavalo pela zona imediatamente a norte da cidade de Miranda do Douro. Inicia-se em Miranda do Douro, seguindo para norte por estrada local, passando pelo bairro de Terronha, até à localidade de Vale de Águia, seguindo-se depois pela estrada municipal para a Aldeia Nova e novamente pela estrada local para a Capela de São João das Arribas para o vale do Douro. A partir daí, o regresso é feito por estradas vicinais que passam pela Aldeia Nova, Pena Branca, e que no troço final seguem o rio Fresno, até chegar a Miranda pela zona do Pinhal.

 

Ecopista do Sabor

Ecopista do Sabor

Desenvolvendo-se em sua totalidade no sopé nordestino da Serra do Reboredo, em uma área de 24.700 metros, com pavimento adequado para as atividades indicadas. Desfrute da excepcional paisagem do Vale do Sabor e da Serra do Reboredo fazendo uma pausa nos vários miradouros disponíveis ao longo do percurso e aprecie as vilas do Larinho, Carvalhal e Carviçais, atravessadas pela ecopista. Conheça o Convento do Carmelo da Sagrada Família, da Torre de Moncorvo, da Minas do Carvalha ou da Albufeira de Vale Ferreiros e Castelo de Mós. Declive: em direcção a Torre de Moncorvo – Carviçais, a estrada sobe dos 391 metros até aos 630 metros. A meio tem uma ligeira subida até um máximo de 693 metros. De resto, e por se tratar de uma antiga linha férrea, não existem declives acentuados.

 

This is the preview of the «Rutas de senderismo Terras de Trás Os Montes» Visualizar.