OPÇÕES DE
ACESSIBILIDADE

vilas com encanto em Sanabria

Puebla de Sanabria

Puebla de Sanabria

Puebla de Sanabria foi declarada Conjunto Histórico-Artístico pela singularidade dos seus monumentos, bem como por sua cuidadosa arquitetura civil protegida por recintos murados. Recentemente, foi incluída na lista de Los pueblos más bonitos de España. É um selo de qualidade, uma referência nacional e internacional de prestígio no turismo rural e na conservação do património. E desde 2017, o mercado medieval de Puebla de Sanabria foi declarado Festa de Interesse Turístico em Castela e Leão.

Destaca-se desde o horizonte o seu castelo do século XV, uma imponente fortaleza de uso militar, o seu estado é excepcional e alberga o Centro de Interpretação das Fortificações, o posto de turismo e a biblioteca municipal. Complementam este complexo a Iglesia Parroquial Nuestra Señora del Azogue, a Ermita de San Cayetano e o Museo de Gigantes y Cabezudos. 33 cabeçudos e 10 gigantes fazem parte do patrimônio imaterial desta cidade desde meados do século XIX, quando começaram a desfilar pelas ruas nas festas das Vitórias.

Município situado no extremo noroeste da província de Zamora, assentada sobre uma planície no topo de uma rocha de onde se avista o vale e a montanha, quase sempre nevada, de La Cabrera e La Segundera, junto ao Sierra de la Atalaya.

Lugar estratégico, de união entre Castela e Galiza. Vila perto do Lago de Sanabria, o maior lago natural da Península Ibérica e um dos maiores da Europa (sendo o maior de origem glacial), com 3.158 m de comprimento e mais de 50 de profundidade, reconhecido como de Interesse Natural já em 1946, pela paisagem espectacular que acompanha os seus vales, desfiladeiros, cascatas, o granito entre o qual se esconde e as aldeias que a rodeiam entre bosques. Lugar repleto de disputas há séculos.

No século 12, Puebla foi repovoada como o centro organizador do território circundante. Em 1220 tornou-se um local fortificado para defender os reinos leoneses contra Portugal, sendo no século XIII um dos mais importantes locais de armas do reino. Foram os Condes de Benavente, durante quatro séculos senhores da ciudade, quem construíram o castelo, crescendo na zona amuralhada do subúrbio de San Francisco, típica de lugares onde os recintos eram pequenos.