Sairemos de Ribadelago Viejo, a estrada sairá do extremo da vila e em direcção ao Lago Sanabria. Antes de chegar ao início do percurso, veremos um cruzamento bem sinalizado onde estão indicados vários percursos pedestres, seguiremos a sinalização da Senda de los Monjes.
Quando chegarmos ao final da vila, depois de termos debaixo das ruínas da antiga igreja (vítima da catástrofe de 1959), encontraremos um cruzamento com dois caminhos, tomaremos o da esquerda, que nos conduzirá a um prédio antigo que na época era uma piscicultura; A partir daqui, cruzaremos uma pequena ponte e subiremos por uma floresta de carvalhos e avelãs.
No meio do percurso, encontraremos vestígios de uma fortaleza celta. Depois observamos quais são possivelmente as melhores vistas do Lago, e daqui o caminho se torna um pouco mais difícil de seguir pelas rochas, mas continuaremos em linha reta até vermos o caminho que nos leva a San Martín de Castañeda . Continuaremos ao longo da estrada, muitas vezes com água, e depois de passar por baixo de uma ponte rodoviária encontraremos esta que nos levará ladeira abaixo até San Martín.
Uma vez em San Martín, existem três opções de conclusão. O mais simples é ter um carro de apoio aqui para nos buscar; Outra opção seria refazer a rota na direção oposta; e a terceira opção é contornar completamente o Lago. Não vamos discutir aqui essas opções, simplesmente e por curiosidade, para mencionar que se você optar por contornar completamente o lago, a distância aumentaria em cerca de 8 km, e a maior parte do percurso seria feito por estrada. Porém, no final da localidade de San Martín, depois de passar um monumento em homenagem a Miguel de Unamuno, à direita da estrada, existe um caminho que nos permite encurtar e seguir por um caminho até a Playa del Folgoso, daqui continuaríamos pela estrada que margeia o lago até chegar, de novo, a Ribadelago.