OPÇÕES DE
ACESSIBILIDADE

Cañon del Río Tera e Cueva de San Martín

Cañon del Río Tera e Cueva de San Martín

Estamos diante do maior e possivelmente mais magnífico canhão de todo o Parque Natural, que foi formado pelas geleiras do Quaternário. A partir de Ribadelago Viejo iniciaremos este novo percurso, nomeadamente a partir do campo de futebol, que fica junto ao rio. A partir daqui seguiremos por um caminho com muitas pedras que estaremos evitando. Nesta área podemos observar um gato selvagem, bem como um melro e uma coruja.
O caminho que se desvia para a esquerda do rio continua a subir entre um bosque de carvalhos até voltarmos a encontrar o rio, quando chegamos a uma paragem encontramos enormes escadas de pedra. Descendo aquele pequeno vale e à direita podemos ver a primeira piscina do canhão.
Seguindo o caminho marcado com estacas verdes, vamos subir e ver as formações impressionantes que a água foi esculpindo ao longo dos séculos: lagoas, piscinas e cascatas; daqui a subida é mais acentuada, teremos que atravessar o rio para continuar ao longo da margem direita do rio Tera. Depois de subidas e descidas contínuas, chegamos à Cueva de San Martín (1.320 m.). Na gruta poderá dar um mergulho ou apanhar excelentes trutas. A partir daqui temos três possibilidades: voltar seguindo o mesmo caminho da direção externa, ou continuar o caminho à direita e chegaremos à cidade de San Martín de Castañeda, ou continuar a marcha até o fim do canhão. (neste caso a distância aumentará, bem como a dificuldade e o desnível).
Se quisermos continuar a nossa marcha até à albufeira de Vega de Tera (a "Barragem Quebrada", culpada da catástrofe de Ribadelago, 1959), devemos seguir o caminho que sobe para a direita, paralelo à ribeira. Quando chegarmos a uma floresta de azevinho, teremos que continuar por um caminho à esquerda, vamos atravessar o riacho por uma ponte, daqui não haverá mais faróis de sinalização, portanto teremos que ter muito cuidado e os caminhos serão servir de referência para o que o gado faz. Quando chegarmos a uma parada, veremos uma piscina muito grande, e daqui o caminho sobe à direita da montanha. Depois de caminhar um pouco por entre a vegetação, finalmente veremos a barragem rompida de Vega de Tera. Esse é o final do percurso e na virada do cânion, o retorno será pelo mesmo caminho.

Caracteristicas

Atividade: Rota de Caminhada

Nível: Meio

Duração aproximada: 5-7 horas

Distância:  8 Km. el cañon + 4 Km. hasta la cueva.

Desnivelamento:  500m. aprox. (cañón) y 310m. aprox. (cueva).

Início do passeio:  Ribadelago Viejo

Fim do passeio:  Cueva de San Martín

Acessível:  

Adequado para crianças:  

Como conseguir? 

Município/localidade:  Ribadelago 49362. Zamora

País: Espanha

Datos de contacto

Pagina web:  http://www.pueblasanabria.com/

Telefone: 980 620 734

Correio eletrônico: ofturismo@pueblasanabria.com

Trilhas/pontos de referência

Mapa de rotas

https://creceer-cyl.org/wp-content/uploads/2021/02/mapa.jpg

Vídeos

Perfil topográfico

  https://creceer-cyl.org/wp-content/uploads/2021/02/perfil-ruta-canon-tera.jpg

{{ reviewsOverall }} / 5 estrelas (0 avaliações)
Experiência de usuário
Comentários sobre esta experiência Deixe seu feedback
Organizar por:

Seja o primeiro a deixar um comentário.

Verificado
{{{ review.rating_title }}}
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

This review has no replies yet.

Avatar
Show more
Show more
{{ pageNumber+1 }}
Deixe seu feedback

Your browser does not support images upload. Please choose a modern one