OPÇÕES DE
ACESSIBILIDADE

Sé Catedral de Miranda do Douro

Sé Catedral de Miranda do Douro

Encarregada de edificar por D. João III no contexto de uma reorganização político-religiosa do reino –que afectou também as catedrais de Portalegre e Leiria–, a Sé Catedral de Miranda do Douro começou a ser construída a 24 de Maio de 1552 e a Coroação do altar data de 1586. A obra envolveu a destruição da antiga Igreja de Santa Maria, templo gótico construído durante o reinado de D. Dinís no século XIV Projecto de Gonzalo Torralva e Miguel de Arruda, com posterior execução de Francisco Velasquez, a construção foi concluída no início do século XVII e manteve o estatuto de sé episcopal até 1780, ano em que a sede da diocese foi transferida para Bragança (com a designação de Diocese de Bragança e Miranda). uma co-catedral ou simplesmente a igreja matriz de Miranda do Douro.
A transferência da sede da diocese pode estar relacionada com a história de Miranda do Douro que, devido ao seu estatuto de fronteira, caiu duas vezes no poder espanhol no século XVIII. Bragança era uma cidade menos exposta a ameaças externas.
De traça maneirista, este notável templo apresenta uma fachada harmoniosa com corpo central ladeado por duas poderosas torres e interior em três naves abobadadas de estilo gótico e nervuras nervuradas de nervuras visíveis. O retábulo-mor, grupo escultórico dedicado a Santa María la Mayor, já é uma obra do século XVII, e deve-se à obra de Gregorio Fernández, mestre galego radicado em Valladolid e responsável por uma muito ativa oficina durante o Maneirismo período.
Na Sé Catedral existem outros retábulos que merecem a atenção do visitante, como São Bento, Nossa Senhora dos Remédios, Reliquias, Santo Amaro ou Nossa Senhora do Rosário (atualmente do Sagrado Coração de Jesus). De estilo barroco e datado do século XVIII, destacam-se os retábulos de São Pedro, São Jerónimo e Nossa Senhora da Piedade. As baias do coro Cabildo, obra de grande requinte e raridade, datam do século XVII e são de estilo maneirista.
A Sé Catedral de Miranda do Douro é também conhecida por preservar um ícone da religiosidade popular: o Menino Jesus da Cartolinha. Esta pequena imagem do século XVIII pode ser vista em um oratório barroco de madeira dourada onde os devotos depositam suas oferendas.

Caracteristicas

Tipo de patrimônio: Patrimonio histórico cultural

Horário de visitas: Verão Terça: 14: 00-17: 30 Quinta: 14: 00-17: 30 Quarta: 09: 00-12: 30 Sexta: 14: 00-17: 30 Sábado: 14: 00-17: 30 Domingo: 14: 00 -17: 30 Inverno Quinta-feira: 09h00-12h30 Quarta-feira: 14h00-17h30 Sexta-feira: 09h00-12h30 Sábado: 09h00-12h30 Domingo: 09h00-12h30

Faixa de preço:

Acessível:

Adequado para crianças: 1

Como conseguir? 

Direção: Largo da Sé 5210-184 Miranda do Douro

Município/localidade:  Miranda do Douro

País: Portugal

Datos de contacto

Pagina web:

Página Inicial

Telefone: +351 273 430 025 / 966 184 910

Correio eletrônico: turismo@cm-mdouro.pt dsbc.drcn@culturanorte.pt

Vídeos:

 

Plantas, brochuras e outros documentos

 

{{ reviewsOverall }} / 5 estrelas (0 avaliações)
Experiência de usuário
Comentários sobre esta experiência Deixe seu feedback
Organizar por:

Seja o primeiro a deixar um comentário.

Verificado
{{{ review.rating_title }}}
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

This review has no replies yet.

Avatar
Show more
Show more
{{ pageNumber+1 }}
Deixe seu feedback

Your browser does not support images upload. Please choose a modern one