OPÇÕES DE
ACESSIBILIDADE

Museu de Lamego

Museu de Lamego

O belo edifício que foi sede episcopal alberga um dos museus mais queridos do interior de Portugal. A sua visita constitui um duplo prazer, pelo rico acervo que exibe e pelo passeio no interior de um antigo palácio que não esconde a sua grandeza e beleza austera.
Das colecções expostas, destacam-se as pinturas de Vasco Fernandes, conhecido por Grão Vasco, e a colecção de tapeçarias flamengas. No início do século XVI, o Bispo de Lamego, D. João Madureira, encomendou ao grande Mestre português a realização de um grande retábulo destinado a ornamentar a capela maior da Sé Catedral. Dos 20 painéis pintados, os cinco painéis expostos no museu chegaram até nós: Criação dos Animais, Anunciação do Anjo a Maria, Visitação da Virgem Maria a sua prima Isabel, Apresentação do Menino no Templo e Circuncisão, exemplos do que de melhor se criou na pintura portuguesa do século XVI.
As tapeçarias do museu de Lamego são da mesma época das pinturas de Grão Vasco e foram fabricadas em Bruxelas. A nobreza e os príncipes da Igreja usaram tecidos estofados para decorar o interior de seus palácios e, ao mesmo tempo, torná-los mais confortáveis. A coleção em exposição inclui uma tela alusiva ao Julgamento do Paraíso, uma bela composição intitulada Templo de Latona, ilustrada com episódios mitológicos relacionados à deusa Latona e quatro tapeçarias referentes à história de Édipo, o tema mais trágico da mitologia grega.
No rés-do-chão, num conjunto de salas dedicadas à arqueologia, encontram-se expostas arcas de túmulos medievais, um bonito transepto, também medieval, e várias pedras de armas de famílias portuguesas, entre outras obras.
Existem também quatro capelas que pertenceram ao Convento dos Chagas, totalmente restauradas no interior do museu, exibindo o barroco português no seu auge. Paredes em talha dourada finamente entalhada, guardando esculturas de santos em pequenos nichos, pinturas no teto emolduradas em ornamentos trabalhados em ouro formam um belo conjunto, vale a pena parar para observar o detalhe da obra.
Destacam-se também coleções de móveis portugueses e hindu-portugueses, obras em cerâmica, incluindo painéis de azulejos do século XVII, ourivesaria e uma rica coleção de ornamentos religiosos.

Caracteristicas

Tipo de patrimônio: Patrimonio histórico cultural

Horário de visitas: Terça a Domingo das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:00

Faixa de preço: 2 €

Acessível:

Adequado para crianças: 1

Como conseguir? 

Direção: Largo de Camões 5100-147 Lamego

Município/localidade:  Lamego

País: Portugal

Datos de contacto

Pagina web: http://www.museudelamego.pt

Telefone: +351 254 600 230

Correio eletrônico: mlamego@culturanorte.pt

Vídeos:

 

Plantas, brochuras e outros documentos

 

{{ reviewsOverall }} / 5 estrelas (0 avaliações)
Experiência de usuário
Comentários sobre esta experiência Deixe seu feedback
Organizar por:

Seja o primeiro a deixar um comentário.

Verificado
{{{ review.rating_title }}}
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

This review has no replies yet.

Avatar
Show more
Show more
{{ pageNumber+1 }}
Deixe seu feedback

Your browser does not support images upload. Please choose a modern one