OPÇÕES DE
ACESSIBILIDADE

Boletim Agroalimentario 01-12-20

 

Proyecto CRECEER

Pode cadastrar na plataforma de vigilância do projecto  CRECEER em: https://ade.hontza.es/es/user/register. Deve-se ingressar um nome de utente e uma direcção de correio electrónico. A seguir, um administração recebe a solicitação e a valida para outorgar acesso completo à plataforma.

Entre as vantagens de aceder à plataforma figuram:

  • Receber assessoramento para criar seu próprio sistema de vigilância competitiva.
  • Acesso directo às fontes que alimentam o sistema.
  • Acesso a todo o armazém de notícias validadas e comentadas. Há que destacar que as notícias validadas não sempre se incluem nos boletins, já que nestes se faz uma selecção para que não resulte excessivamente volumoso.
  • Definir um sistema próprio de alertas por e-mail para receber novidades.
  • Participar em foros e debates já criados e criar os seus próprios.

Este boletim emite-se de forma periódica no marco do projecto CRECEER, e nele se analisam oportunidades tecnológicas e comerciais que podem contribuir ao desenvolvimento do turismo rural em nossas zonas rurais.

O projecto CRECEER está cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

AGROALIMENTARIO RURAL
Auchan disponibiliza pontos de recolha gratuitos a pequenos produtores
A Auchan Retail Portugal vai disponibilizar, de forma gratuita, pontos de recolha destinados a pequenos produtores locais, denominados “PickUp Local”. A iniciativa arranca hoje (26 de novembro) em 25 lojas do grupo de norte a sul do país, e vai permitir o levantamento de compras feitas diretamente aos produtores locais, pequenos comerciantes e artesãos num espaço facultado para o efeito, nos pontos de venda Auchan. O serviço visa reforçar o apoio da marca à produção local e estará disponível gratuitamente  enquanto vigorar o Estado de Emergencia.
Respostas duvidas propostas em jornada apresentação Plano Inter regional
Na jornada que teve lugar o 26 de novembro para a apresentação do Plano Inter regional se propuseram uma série de dúvidas, às que, desde o Instituto para a Competitividade Empresarial, se dá resposta no artigo que se enlaça.
O 36% das cooperativas agroalimentares espanholas têm graves problemas de conexão a internet
Cooperativas Agro-alimentares de Espanha tem apresentado o questionário que tem realizado a mais de 170 cooperativas sobre digitalização. Tal e como tem destacado, Pablo Fernández, técnico do departamento de Sustentabilidade, Qualidade e Inovação, o 36% das cooperativas têm problemas graves de conexão a internet em suas instalações, cifra que atinge ao 46% das explorações de seus sócios e sócias. Pese às deficiências em conectividade refletidas, as cooperativas se mostram-se dispostas a realizar investimentos num ou dois anos entre os 50.000 e os 200.000 euros em digitalização, principalmente com o objectivo de melhorar a sustentabilidade e o controle da qualidade de seus productos.
Mudanças na alimentação das vacas reduziria emissões de metano
O conteúdo protéico pode-se tratar com ácidos e calor para reduzir a degradação no aparelho digestivo dos ruminantes, e portanto a emissão de gases. Uma vaca alimentada com grãos ou concentrado pode emitir entre 100 e 500 litros de metano por dia. Em pastoreo, no entanto, pode-se diminuir e chegar a suprimir por completo alimentando às vacas só com pasto e leguminosas.
Preocupação pela precária situação de liquidez dos produtores de cereal europeus
As últimas cifras publicadas pelo COPA-Cogeca confirmam uma queda da produção de trigo na UE-28 do 13,6 % e mostram que os resultados para a colza mantêm um nível muito baixo com somente 17 milhões de toneladas. Esta situação global oculta, não obstante, grandes divergências entre produtores e regiões, mas «mais preocupante ainda é que, como os actuais preços de mercado não permitem cobrir os custos de produção, os problemas de liquidez nas explorações se vão multiplicando.
Conferências gratuitas marketing digital – 14 dezembro 2020 – Sotillo da Adrada
As conferências são presenciais e terão uma duração de 8 horas, em horário de 10:00 a 19:00, com uma parada para comer de 14:00 a 15:00 horas. De 14:00 a 15:00 horas oferecer-se-lhes-á um serviço de catering respeitando e mantendo todas as medidas preventivas ante o coronavirus.
AAs 3 tendências de empacotado de alimentos durante era-a COVID-19
Esta crise sanitária tem posto em valor às embalagens como médio para proteger aos alimentos e aos consumidores. As embalagens, além de facilitar a logística e distribuição, transmitem segurança higiênica ao consumidor, a cada vez mais preocupado por seu bem-estar e saúde. Assim, a embalagem se converte num dos factores finque na eleição de muitos produtos de alimentação. Por exemplo, para o canal HORECA, devido à limitação do uso de  condimentos compartilhados no canal HORECA, a tendência é clara, o uso de gracioso dose, geralmente são embalagens acompanhadas de resíduos de alimentos o que dificulta seu posterior reciclado. Ao que se soma a dificuldade na separação de outros tipos de plástico devido à pequena quantidade que representam. Neste campo, abre-se uma porta a materiais mais sustentáveis como, por exemplo, os procedentes de fontes renováveis ou biodegradáveis.
DEBATES
Contribuiria valor na agricultura a incorporação da conectividade?
Segundo este artigo, se a conectividade implementasse-se com sucesso na agricultura, o sector poderia agregar um valor adicional ao produto. No entanto, ainda são poucos os agricultores que têm tido acesso à digitalização. A maioria do trabalho agrícola é ainda manual. Poder-se-ia impulsionar, desde as administrações públicas, um projecto que ajudasse à incorporação da tecnologia ao campo?

 agricultura conectada (em inglés)

Seria uma solução vantajosa utilizar a mistura de chorume de porco e bagaço de uva para as explorações suinícolas?
No texto do artigo que se acompanha se propõe como uma forma vantajosa para as explorações suinícolas utilizar uma mistura de chorume de porco e bagaço de uva. Ao ser um problema meio ambiental a quantidade de resíduos que se geram diariamente nas granjas de porco de carácter intensivo, poderia ser uma alternativa que contribua valor aos ganadeiros e, em consequência, ao meio ambiente?

Estudam a viabilidade de um protótipo para o aproveitamento energético de chorumes

Subvenções para o financiamento de projetos destinados a promover a inovação cofinanciados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)

Podem candidatar freelancers e PME que tenham a sua sede social ou pelo menos um centro de trabalho em Castilla y León. Comunidades de propriedade, sociedades civis, fundações e associações sem fins lucrativos são excluídas.

O beneficiário deve apresentar o pedido de subvenção antes de iniciar o trabalho no projeto.

Os projectos elegíveis consistiriam na prestação de serviços avançados de aconselhamento e assistência técnica destinados a: protecção dos direitos de propriedade industrial, acesso a deduções fiscais para o desempenho de actividades de investigação e desenvolvimento (I&D) e de inovação tecnológica (TI), assessorando a empresa na inovação, a fim de implementar nela um sistema de eficiência produtiva e/ou melhoria organizacional, e assessoria à empresa em inovação em seus processos de gestão e organização através da implementação do soluções de computação em nuvem.

A concessão das subvenções será realizada em sistema licitatório não competitivo de acordo com sua ordem de apresentação, conforme art. 34 da Lei 13/2005, de 27 de dezembro, e se a documentação está completa e levando em conta a disponibilidade orçamentária.

A ajuda consistirá numa subvenção não reembolsável, que será determinada como uma percentagem fixa de 65% a aplicar ao custo elegível, que poderá atingir 75%, dependendo da localização do projeto.

As candidaturas podem ser apresentadas até à publicação do convite para substituir o presente ou a publicação do fechamento do mesmo.

As condições acima são um resumo não exaustivo de natureza consultiva. Para maior precisão, consulte as informações e documentação disponíveis neste link

SERVIÇO DE VIGILÂNCIA COMPETITIVA

Pode visualizar boletins anteriores fazendo clique AQUI

Para mais informação sobre o projecto CRECEER visite nosso site https://creceer-cyl.org/pt/inicio-2/

Proyecto CRECEER

Se deseja não receber mais boletins, envie um correio à direcção info@creceer-cyl.org com o assunto “BAIXA BOLETIM”.