OPÇÕES DE
ACESSIBILIDADE

Boletim Agroalimentario 01-11-20

 

Proyecto CRECEER

Pode cadastrar na plataforma de vigilância do projecto  CRECEER em: https://ade.hontza.es/es/user/register. Deve-se ingressar um nome de utente e uma direcção de correio electrónico. A seguir, um administração recebe a solicitação e a valida para outorgar acesso completo à plataforma.

Entre as vantagens de aceder à plataforma figuram:

  • Receber assessoramento para criar seu próprio sistema de vigilância competitiva.
  • Acesso directo às fontes que alimentam o sistema.
  • Acesso a todo o armazém de notícias validadas e comentadas. Há que destacar que as notícias validadas não sempre se incluem nos boletins, já que nestes se faz uma selecção para que não resulte excessivamente volumoso.
  • Definir um sistema próprio de alertas por e-mail para receber novidades.
  • Participar em foros e debates já criados e criar os seus próprios.

Este boletim emite-se de forma periódica no marco do projecto CRECEER, e nele se analisam oportunidades tecnológicas e comerciais que podem contribuir ao desenvolvimento do turismo rural em nossas zonas rurais.

O projecto CRECEER está cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

AGROALIMENTARIO RURAL
Workshop virtual marketing digital projeto CRECEER
O Instituto para a Competitividade Empresarial, no âmbito do projeto CRECEER, irá ministrar Workshops gratuitos de marketing digital para PME dos setores agroalimentar (gourmet) e turismo.  workshop será realizado virtualmente por meio da plataforma de zoom nas seguintes datas:

Douro: 24 de novembro de 2020. Horário das 10:00 às 19:00

Beiras e Serra da Estrela: 25 de novembro de 2020. Horario das 10:00 às 19:00

Beiras Baixas: 27 de novembro de 2020. Horario das 10:00 às 19:00

Terras de tras-os-montes: 2 de dezembro de 2020. Horario das 10:00 às 19:00

Serviço regional de proximidade de orientação e assessoramento tecnológico a empresas e autónomos em ciberseguridade e teletrabalho COVID19
Esta iniciativa, de carácter solidário, nasce desde o próprio sector empresarial: AEI  ciberseguridad e AETICAL, e ICE, no marco do Cybersecurity Innovation Hub (https://www.cybersecuritydih.es/). Cobriria a necessidade actual derivada do estado de alarme de COVID19, de dar apoio às PMEs, micro PMEs e autónomos de Castilla e León, em matéria de serviços  telemáticos, teletrabalho, ciberseguridade e assessoramento, durante a crise sanitária. O acesso ao serviço para qualquer PME ou autónomo regional será através de formulário singelo, no que expor-se-á as necessidades e reptos que precisam resolver em relação ao teletrabalho e ciberseguridade ou as ajudas relacionadas,
A OIVE põe a disposição do sector o estudo de custos de produção de uva para elaborar vino
O estudo estabelece uma metodologia para o cálculo de custos de produção de uva com destino a transformação em vinho, que tem sido declarada com viticultores de toda Espanha, para diferentes sistemas de cultivo e manejo da videira. Apresenta ademais os resultados agregados de toda a informação recolhida que se agrupa por tipo de custo, localização geográfica ( CCAA), e tipo de cultivo. Todas as pessoas, físicas ou jurídicas que se dediquem ao cultivo da videira, contam com esta ferramenta para a gestão e planejamento de sua exploração, lhe permitindo ter elementos de comparação com respeito a variáveis como tipo de custo, território e tipo de cultivo.
A agricultura conectada (em inglês)
Segundo uma investigação da Mckinsey, se a conectividade implementa-se com sucesso na agricultura, o sector poderia agregar 500 bilhão de dólares em valor adicional ao produto interno bruto global para 2030. Nos últimos anos, muitos agricultores têm começado a consultar dados sobre variáveis essenciais como solo, cultivos, ganhado e clima. No entanto, poucos ou nenhum tem tido acesso a ferramentas digitais avançadas que ajudariam a converter estes dados em informação valiosa e processável. Nas regiões menos desenvolvidas, quase todo o trabalho agrícola é manual, com pouca ou nenhuma conectividade ou equipa avançada..
Projeto INNOACE divulga Manual de Boas Práticas Agrícolas com Imagens de Satélite 
O estudo “Agricultura de Precisão com Imagens de Satélite – Manual de Boas Práticas Agrícolas”, demonstra que os satélites podem ser ferramentas muito úteis e poderosas na análise e deteção de anomalias em agricultura e que, a sua deteção precoce, pode significar milhares de euros de diferença em termos de rendimento líquido da atividade agrícola.
Os agricultores estão a assumir os sobre custos das medidas sanitárias
Os agricultores estão a assumir os sobre custos de aplicar todas as medidas sanitárias no campo com o objectivo de não os transladar ao aprecio final do produto. Assim o constata uma análise realizada por Fundação Talento que agrupa a mais de 10.000 agricultores, empresas, cooperativas e explorações familiares do Campo de Cartagena. Em muitos casos trata-se de 100% dos sobre custos, mas alertam de que é uma situação “insustentável no tempo” pelo “forte impacto” que tem gerado no campo e “a perda de produtividade”.
A Internet das vacas: como criar explorações mais rastreáveis, eficientes e sustentáveis
Conectar todos os bovinos do planeta na cloud, melhorando a quantidade e qualidade dos dados disponíveis sobre os rebanhos e, consequentemente, a produtividade e a eficiência da indústria é o objetivo da BovControl, considerada uma das plataformas de analítica de dados de pecuária com maior crescimento do mundo. A BovControl usa tecnologias digitais como a Internet of Things, machine learning e inteligência artificial para facilitar o trabalho e a gestão dos dados numa exploração pecuária e funciona quase como uma “rede social para vacas”: quanto mais informações o produtor disponibilizar na plataforma sobre os animais e as condições da produção, mais eficiente se torna a sua gestão.
O novo ouro do campo
Cânhamo por um cano. Os produtores têm encontrado um filão nesta espécie de erva, que deixaram de semear faz décadas porque a fibra têxtil não era rentável, ante a crescente demanda de um mercado milionário em expansão com múltiplas aplicações na indústria alimentar,  do papel, cosmética, de sementes, …, mas sobretudo pelo “boom” que estão a suscitar os produtos derivados do cannabidiol ( CBD). um componente não psicoativo de moda por suas propriedades terapêuticas, que se encontra num limbo legal.
Subvenções para o financiamento de projetos destinados a promover a inovação cofinanciados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)

Podem candidatar freelancers e PME que tenham a sua sede social ou pelo menos um centro de trabalho em Castilla y León. Comunidades de propriedade, sociedades civis, fundações e associações sem fins lucrativos são excluídas.

O beneficiário deve apresentar o pedido de subvenção antes de iniciar o trabalho no projeto.

Os projectos elegíveis consistiriam na prestação de serviços avançados de aconselhamento e assistência técnica destinados a: protecção dos direitos de propriedade industrial, acesso a deduções fiscais para o desempenho de actividades de investigação e desenvolvimento (I&D) e de inovação tecnológica (TI), assessorando a empresa na inovação, a fim de implementar nela um sistema de eficiência produtiva e/ou melhoria organizacional, e assessoria à empresa em inovação em seus processos de gestão e organização através da implementação do soluções de computação em nuvem.

A concessão das subvenções será realizada em sistema licitatório não competitivo de acordo com sua ordem de apresentação, conforme art. 34 da Lei 13/2005, de 27 de dezembro, e se a documentação está completa e levando em conta a disponibilidade orçamentária.

A ajuda consistirá numa subvenção não reembolsável, que será determinada como uma percentagem fixa de 65% a aplicar ao custo elegível, que poderá atingir 75%, dependendo da localização do projeto.

As candidaturas podem ser apresentadas até à publicação do convite para substituir o presente ou a publicação do fechamento do mesmo.

As condições acima são um resumo não exaustivo de natureza consultiva. Para maior precisão, consulte as informações e documentação disponíveis neste link

SERVIÇO DE VIGILÂNCIA COMPETITIVA

Pode visualizar boletins anteriores fazendo clique AQUI

Para mais informação sobre o projecto CRECEER visite nosso site https://creceer-cyl.org/pt/inicio-2/

Proyecto CRECEER

Se deseja não receber mais boletins, envie um correio à direcção info@creceer-cyl.org com o assunto “BAIXA BOLETIM”.