Nas terras de Zamora, onde o rio Tormes se encontra com o Douro, fica Fermoselle, um enclave estratégico por onde passaram romanos, visigodos e árabes. Uma das zonas mais exploradas de Castela.
Pouco resta da sua muralha histórica, ainda com a porta da cidade. Do Castillo de Doña Urraca, já quase não há vestígios. Hoje é um mirante de fácil acesso desde a Plaza Mayor, de onde se podem obter belas vistas do Parque Natural de Arribes do Douro.
Cidade a pé entre ruas estreitas e íngremes, com casas populares entre a paisagem da qual naturalmente fazem parte. Cidade de praças, igrejas como Santa Coloma e Nuestra Señora de la Asunción. Ermidas como a de Nuestra Señora de la Merced (San Albin); a ermida de La Soledad e a ermida de Santo Cristo del Pino (Santa Cruz), da fábrica visigótica e moçárabe, um ponto de partida ideal para caminhar até ao esplêndido Mirador de las Escaleras, de onde se avista o parque natural e o convento de San Francisco, que hoje abriga o Parque Natural de Arribes do Douro. Ruas com recantos sugestivos de calçada portuguesa, onde arcos semicirculares abrem a porta das adegas. Lugar de história, vinho e paisagem.