Na sua geografia, clima e fauna, as planícies da região da Beira Interior, entre o sopé da Serra da Gardunha e o Rio Ponsul, formam a zona de transição entre o Norte e o Sul de Portugal. Lá se ergue a histórica vila de Monsanto.
Diz-se que a partir desta fortaleza, a povoação resistiu durante sete anos ao cerco imposto pelos romanos no século II aC. Esta proeza extraordinária é comemorada pelos locais na sua Festa das Cruzes, todos os anos, no dia 3 de Maio.
A vila oferece aos visitantes algumas das paisagens humanas mais interessantes de Portugal, estendendo-se pela encosta, aproveitando os blocos de granito para formar as paredes. Em alguns casos, um bloco único de pedra forma o telhado, por isso é popularmente dito que as casas têm "uma única telha".
Um passeio pelas ruas íngremes e estreitas da cidade é animado por uma série de palácios adornados, portais manuelinos e a casa onde viveu e trabalhou o médico e escritor Fernando Namora. Aliás, foi aqui que se inspirou para o seu romance "Retalhos da Vida de um Médico ". Um dos edifícios mais notáveis.