ROTAS DE CAMINHADA EM VITIGUDINO
Sendero de Las Piedra Mágicas
Los alrededores de la pequeña localidad de La Redonda ofrecen un paisaje sencillo, pero de una belleza singular al que la historia, la imaginación del hombre y la tradición popular han añadido un guiño de misterio y ciertas dosis de efectos mágicos.
Este sendero circular de 9 km. sin dificultades orográficas, transcurre entre callejas, restos de calzada romana y las orillas floridas del río Morgáez.
El camino sale a la búsqueda de aquellos lugares que están señalados por la historia, como el dolmen de los Pedazos de la Mata o forman parte de la historia, como la piedra del Perdón o sencillamente conservan el recuerdo de la vida cotidiana, como el lavadero y el chozo de las lavanderas.
Fuentes, pontones, puentes, lanchas y enterramientos completan esta colección de piedras milenarias, ungidas por el tiempo y las propiedades que el hombre les ha otorgado.
Sendero del Aceite
Esta paisagem modelada pelo azeite, a sua cultura e os vestígios que deixou nas gentes destas localidades é a protagonista deste caminho circular que liga o Conjunto Histórico de San Felices de los Gallegos à localidade de Ahigal de los Aceiteros. A trilha de 11,4 km. passa por terreno macio, quase sem declives, rodeado de amendoeiras e oliveiras, por vezes interrompido por fontes medievais de pedra, moinhos centenários e pontes barrocas. O museu Lagar del Mudo em San Felices de los Gallegos e o moinho de óleo Ahigal de los Aceiteros também merecem distrair a atenção do caminhante.
Sendero de los Frutos
Do município de Ahigal de los Aceiteros à praça de La Carrasquera, são nove quilômetros de ida e volta, fáceis de percorrer. O passeio passa entre cortinas e conservas dedicadas ao pastoreio e culturas tradicionais de Las Arribes até às proximidades do vale protegido do rio Águeda, onde a paisagem se torna mais acidentada. Começa aí um bosque fechado de azinheiras que chega ao fim do caminho, um bom lugar para contemplar Las Arribes del Río Águeda, observar a natureza no seu estado mais selvagem e perder de vista o céu, de onde o açor, o abutre-comum, o abutre-do-egito vigiam o vale silencioso. Um caminho pensado para desfrutar e compreender este espaço natural como uma pequena síntese da paisagem montanhesa. No caminho poderá descobrir os frutos silvestres e cultivados, que foram e são a essência da vida neste território, juntamente com o esforço do homem para transformar esta paisagem acidentada em terreno humanizado e fértil.
Sendero de Las Piedra Mágicas
Os arredores da pequena localidade de La Redonda oferecem uma paisagem simples, mas de uma beleza singular à qual a história, a imaginação do homem e a tradição popular acrescentaram um toque de mistério e certas doses de efeitos mágicos. Esta trilha circular de 9 km., sem dificuldades orográficas, passa entre becos, vestígios da calçada romana e as margens floridas do rio Morgáez. A estrada vai em busca daqueles lugares marcados pela história, como o dólmen dos Pedazos de la Mata ou que fazem parte da história, como a Piedra del Perdón ou simplesmente preservam a memória do quotidiano, como a lavandaria e a cabana das lavadeiras. Fontes, pontões, pontes, barcos e enterramentos completam esta coleção de pedras milenares, ungidas pelo tempo e pelas propriedades que o homem lhes deu.
Sendero de la Barca
Entre pomares e cortinas, este caminho conduz o caminhante por antigos caminhos de pedra até lugares que oferecem algumas das mais impressionantes perspectivas de Las Arribes del Río Duero. Estradas utilizadas desde tempos imemoriais por arrieiros e carroças que transportavam mercadorias de Espanha ou Portugal para a doca de La Barca para atravessar a fronteira fluvial e vender a mercadoria nos mercados do país vizinho. Estradas fronteiriças onde vizinhos, curiosos, contrabandistas, mercadores também circulam e onde ideias, línguas e esperanças são transportadas. Esta trilha é um percurso circular de 5 km. com subidas e descidas que obrigam o caminhante a pequenos esforços mais do que compensados pela beleza da paisagem e pela história da estrada.
Ruta de los Contrabandistas
A rota mostra o antigo trajeto que os contrabandistas faziam para trocar e trafegar mercadorias.
Pozo de Los Humos
Em estações com água abundante, é imprescindível visitar o Pozo de Los Humos. Esta cachoeira, a mais famosa do oeste de Salamanca, está localizada entre as aldeias de Pereña de la Ribera e Masueco. As águas do rio Uces são lançadas no vazio em um salto de 50 metros de altura. Uma maravilhosa cortina de água forma-se, dando origem a um curioso fenômeno. Uma espécie de nuvem de vapor sobe sobre a cachoeira, alguns vapores impressionantes que lembram uma fumaça. Na verdade, o Uces se bifurca neste lugar. De um lado, o Pozo de Los Humos, e do outro o conhecido como Pozo de las Vacas. Este último deve o seu nome, aparentemente, ao fato de que um carro de bois carregado de grãos caiu naquele local. O passeio até a cachoeira é confortável, no início de carro e o último trecho a pé. Estando dentro do parque natural Arribes del Duero, é frequente que durante a caminhada o visitante seja acompanhado por uma revoada de aves de rapina.
This is the preview of the «Rutas de senderismo Vitigudino» Visualizar.