O Museo de la Energía é um espaço de lazer informativo e cultural onde o carvão é o protagonista em todo o seu percurso. O Museu está localizado na antiga central térmica do Minero Siderúrgica de Ponferrada (MSP), que funcionou entre 1920 e 1971 .
Durante o passeio, o visitante poderá descobrir como era produzida a eletricidade a partir do carvão no início do século passado e conhecer as particularidades da sociedade da época; como eram suas vidas, como trabalhavam, como se divertiam e como o uso de um recurso natural como o carvão era o motor de mudança de um território e de seus habitantes.
A restauração desta unidade, que preserva os elementos originais da planta, foi reconhecida pela União Europeia com o prêmio Europa Nostra 2012 pelo seu cuidado, restauração única e singular. Além disso, La Fábrica de Luz foi nomeado o melhor museu europeu do ano 2015 nos prémios EMYA (European Museum of the Year).
A história da La Fábrica de Luz foi reconstruída com a ajuda de mais de 200 colaboradores, alguns deles ex-funcionários da fábrica que estrelam a visita por meio de seus próprios vídeos. Uma viagem no tempo para descobrir como era produzida a eletricidade no início do século passado e como era a vida para as pessoas que nela viviam e trabalhavam, contada por seus próprios protagonistas.