boletim informativo agroalimentar 04/19

Proyecto CRECEER

Este boletim emite-se de forma periódica no marco do projecto CRECEER, e nele se analisam oportunidades tecnológicas e comerciais que podem contribuir ao desenvolvimento de produtos agroalimentares gourmet em nossas zonas rurais.

O projecto CRECEER está cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

PRODUTOS AGROALIMENTARES GOURMET
As dietas veggies aumentam ao redor de 30% nos últimos dois anos
Segundo o relatório “The Green Revolution”, realizado por Lantern, em Espanha tem aumentado de forma espectacular nos dois últimos anos o número de pessoas que elegem alguma opção vegetariana em sua alimentação. Assim, sempre segundo o estudo, um 7,9 % da população se pode considerar flexítariana, um 1,5% vegetariana e um 0,5%  vegana. Esta expansão abre alternativas e oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos agroalimentares de alto valor orientados a estes incipientes segmentos de mercado.
O mercado de alimentação prémium em Espanha
As categorias de alimentos prémium estão a começar a expandir para outras categorias nas que, tradicionalmente, não estavam presentes. Por exemplo, Barilla conta com uma gama gourmet de massa «A Collezione», com cortes feitos de sêmola de trigo duro. A demanda dos consumidores, que valorizam a cada vez mais a qualidade de sua alimentação, empurra esta tendência, que, com o marketing adequado, poderia se estender a todo o tipo de produtos susceptíveis de diferenciação.
O Packaging do Futuro: Os materiais reciclados e recicláveis marcam tendência
Segundo um relatório de Researchandmarkets.com, o mercado de embalagens sustentáveis, por exemplo, embalagens comestíveis, papel criado com erva ou derivados de algas biodegradáveis, crescerá aproximadamente um 5,1 por cento anual até 2025, o que obriga à indústria agroalimentar a desenvolver e empregar este tipo de materiais, já que se trata de uma demanda dos consumidores.
Novos mercados e conseguir produtos diferenciados, reptos do sector queijeiro
Os experientes reunidos no seminário «A internacionalización do sector queijeiro: reptos e oportunidades» coincidem em afirmar que o sector deve incidir na abertura de novos mercados, já que, ainda que as exportações têm crescido de forma importante nos últimos anos, têm ido, maioritariamente destinadas a países da UE. Por outro lado, existem oportunidades nos nichos ecológicos e de produtos gourmet que se podem aproveitar, tanto em países da UE como fora deles.
20.000 toneladas anuais de biodiésel a partir de resíduos do vinho e de bioetanol
Segundo uma investigação levada a cabo por uma equipa das universidades Politécnica de Madri e de Castilla-A Mancha, poder-se-iam produzir 20.000 toneladas de biocombustível a partir de resíduos da fabricação do vinho: sementes de uva e bioetanol.
As empresas agroalimentares ante um mundo baixo em carbono
As companhias agroalimentares estão a ver-se obrigadas a redesenhar seus métodos de embalagem, já que tem surgido uma onda de activismo entre os consumidores para as embalagens de plástico. Segundo Food Processing, um 60% das empresas agroalimentares estão a investir em plásticos biodegradáveis e infra-estruturas para o reciclagem.
Ingredientes naturais que ajudam a melhorar a imunidade
Que ervas, raízes e plantas se podem usar nas formulações de alimentos e bebidas para ajudar a aumentar a imunidade? O relatório Glossary of Plants Used for Immune System Health proporciona resposta a esta e outras perguntas. No enlace enlaçado pode-se descarregar, prévio registro, o PDF que permite obter mais informação sobre as plantas, suas propriedades e como ajudam a aumentar a imunidade.
CONVOCATORIAS
Subvenções para o financiamento de projetos destinados a promover a inovação cofinanciados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)

Podem candidatar freelancers e PME que tenham a sua sede social ou pelo menos um centro de trabalho em Castilla y León. Comunidades de propriedade, sociedades civis, fundações e associações sem fins lucrativos são excluídas.

O beneficiário deve apresentar o pedido de subvenção antes de iniciar o trabalho no projeto.

Os projectos elegíveis consistiriam na prestação de serviços avançados de aconselhamento e assistência técnica destinados a: protecção dos direitos de propriedade industrial, acesso a deduções fiscais para o desempenho de actividades de investigação e desenvolvimento (I&D) e de inovação tecnológica (TI), assessorando a empresa na inovação, a fim de implementar nela um sistema de eficiência produtiva e/ou melhoria organizacional, e assessoria à empresa em inovação em seus processos de gestão e organização através da implementação do soluções de computação em nuvem.

LA concessão das subvenções será realizada em sistema licitatório não competitivo de acordo com sua ordem de apresentação, conforme art. 34 da Lei 13/2005, de 27 de dezembro, e se a documentação está completa e levando em conta a disponibilidade orçamentária

A ajuda consistirá numa subvenção não reembolsável, que será determinada como uma percentagem fixa de 65% a aplicar ao custo elegível, que poderá atingir 75%, dependendo da localização do projeto.

As candidaturas podem ser apresentadas até à publicação do convite para substituir o presente ou a publicação do fechamento do mesmo.

As condições acima são um resumo não exaustivo de natureza consultiva. Para maior precisão, consulte as informações e documentação disponíveis neste link

Proyecto CRECEER

SERVIÇO DE VIGILÂNCIA COMPETITIVA

Pode visualizar boletins anteriores fazendo clique AQUI

Se deseja não receber mais boletins, envie um correio à direcção info@creceer-cyl.org com o assunto “BAIXA BOLETIM”.

Para mais informação sobre o projecto  CRECEER visite nosso site https://creceer-cyl.org