Situado ao sul da província de Ávila, encontramos uma espetacular criação natural de lagunas, gargantas, cirques, falésias, galayos e depósitos de moreias, cenário em que vive a cabra hispânica. Na Cordilheira Central, separando o Douro e o Tejo rios, Como um paredão de granito, ergue-se a Serra de Gredos, espaço talhado pela erosão glacial em que se destacam o Circo e a Laguna Grande de Gredos, presidida pelo esguio pico do Almanzor, com 2.592 metros, altura máxima de toda a System Central.
Se o relevo faz de Gredos uma bela e espetacular montanha, do ponto de vista biológico o seu habitat oferece-nos um dos espaços mais interessantes de toda a Europa Ocidental.
Pela sua localização geográfica, pelas acentuadas encostas e pela orientação diferenciada das suas encostas, a Serra de Gredos pode ser considerada um verdadeiro paraíso da flora. As diversas espécies vegetais aparecem distribuídas em pisos sobrepostos que atingem seu ponto culminante no solo alpino, o mais interessante de todos, pois ali foi encontrado um grande número de endemismos botânicos.