Boletim Turismo 15-10-20

 

 

Proyecto CRECEER

Pode cadastrar na plataforma de vigilância do projecto  CRECEER em: https://ade.hontza.es/es/user/register. Deve-se ingressar um nome de utente e uma direcção de correio electrónico. A seguir, um administração recebe a solicitação e a valida para outorgar acesso completo à plataforma.

Entre as vantagens de aceder à plataforma figuram:

  • Receber assessoramento para criar seu próprio sistema de vigilância competitiva.
  • Acesso directo às fontes que alimentam o sistema.
  • Acesso a todo o armazém de notícias validadas e comentadas. Há que destacar que as notícias validadas não sempre se incluem nos boletins, já que nestes se faz uma selecção para que não resulte excessivamente volumoso.
  • Definir um sistema próprio de alertas por e-mail para receber novidades.
  • Participar em foros e debates já criados e criar os seus próprios.

Este boletim emite-se de forma periódica no marco do projecto CRECEER, e nele se analisam oportunidades tecnológicas e comerciais que podem contribuir ao desenvolvimento do turismo rural em nossas zonas rurais.

O projecto CRECEER está cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

 

TURISMO RURAL
Três factores finque para perceber um destino como seguro
A segurança sanitária se converteu num factor essencial à hora de viajar e, em consequência, destinos e empresas têm estabelecido todo o tipo de medidas e protocolos para garantir a tranquilidade dos visitantes. E entre elas há três que o turista considera essenciais para perceber um enclave como seguro. Trata-se da boa gestão de cita-las prévias, o uso de máscaras e o nível de saturação turística, segundo as conclusões da nova edição do Barómetro Turístico que elabora a consultora Braintrust
Planos de sustentabilidade turística aprovados em Castilla e León
O Ministério de Indústria, Comércio e Turismo da Espanha, em coordenação com as administrações autonómicas, aprovou o passado 30 de Setembro os primeiros Planos de Sustentabilidade Turística em Destinos, com a dupla finalidade de modernizar a oferta em enclaves pioneiros e activá-la em comarcas da Espanha interior. Em Castilla e León aprovaram-se 2 projectos: 1) Serra de #o França, destino de turismo sustentável. Quer melhorar os produtos turísticos e melhorar sua promoção. O novo modelo deve centrar na digitalização e o reposicionamento da experiência do turista (2,3 milhões de euros). 2) Montanha de Riaño, novas experiências turísticas. O objectivo do plano é continuar a organização e o desenvolvimento deste destino turístico em oito experiências turísticas, pondo em valor seus numerosos recursos sobre a base da participação dos actores implicados (2,3 milhões de euros). No arquivo que se enlaça, se pode consultar uma breve descrição da cada um dos 25 projectos aprovados.
Que novos projectos têm surgido em turismo a raiz da pandemia?
Têm sido vários os empreendedores e/ou empresários que têm visto a oportunidade durante o confinamento e se lançaram a criar seu primeiro projecto ou iniciativa. Um dos principais factores que tem levado a estes empreendedores e empresários a iniciar um novo projecto durante este confinaminto tem sido a necessidade de ajudar e contribuir valor ante uma situação complicada como a que está a viver actualmente o sector turístico. No articulo que se enlaça se encontram recopilados os projectos e iniciativas mais interessantes classificados em três pontos: projectos hoteleiros, iniciativas solidárias e formação gratuita.
Braintrust: menos de 1% de viajantes tem-se contagiado de COVID durante suas férias
Conquanto os dados refletiam verdadeiro medo aos movimentos relacionados com as viagens, o verão tem posto a prova o risco ao contágio nas deslocações e o resultado é muito positivo já que segundo a análise incluída no último Barómetro Turístico da Braintrust, tão só um 0,7 por cento dos viajantes têm tido algum contágio em sua viagem, tanto do próprio viajante como entre seus acompanhantes. Por tanto, a mensagem que nos deixa o verão é que viajar não é bem mais perigoso neste sentido que ficar no lugar de residencia.

Espanha anuncia novas ferramentas digitais para reactivar o sector turístico

A ministra de Indústria, Comércio e Turismo, Reis Maroto, tem anunciado na inauguração do Digital Tourist 2020 a posta em marcha em novembro do Visor de Dados de Turismo, um espaço site único de dados turísticos desde o que se pode aceder às diferentes fontes estatísticas turísticas procedentes de organismos públicos e privados que permitirá criar um novo modelo de conhecimento. Também tem assinalado que se deves converter a dupla transição digital e ecológica numa oportunidade para seguir sendo o país mais competitivo do mundo em termos turísticos.
Seminários gratuitos marketing digital
O Instituto para a Competitividade Empresarial, no marco do projecto CRECEER, organiza uns seminários gratuitos de marketing digital em PMEs do sector agroalimentar (gourmet) e turismo. Está dirigido aos responsáveis e trabalhadores de empresas dos sectores agroalimentar (gourmet) e turístico  que disponham de centro de trabalho nos meios rurais das seguintes zonas de actuação de Castilla e León: Ávila, León,  Salamanca,  Zamora. Consultar no enlace referido datas, lugares e programas detalhados.
Segurança em albergue-los do Caminho de Santiago
A Associação de Municípios do Caminho de Santiago tem feito um trabalho intenso com albergue-los, que têm trabalhado para aplicar todos os protocolos definidos pelas autoridades sanitárias. Na actualidade há mais de 80 abertos, muitos deles municipais e outros privados, nos que o caminhante pode encontrar um albergue seguro a uma distância de 15, 20 ou 25 quilómetros. Em todos eles, esta Associação tem posto esses protocolos de segurança à entrada e saída das instalações, bem como nos espaços compartilhados pelos peregrinos, para que um caminhante possa encontrar também segurança em seu alojamento.

.

DEBATES
Subvenções para o financiamento de projetos destinados a promover a inovação cofinanciados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)

Podem candidatar freelancers e PME que tenham a sua sede social ou pelo menos um centro de trabalho em Castilla y León. Comunidades de propriedade, sociedades civis, fundações e associações sem fins lucrativos são excluídas.

O beneficiário deve apresentar o pedido de subvenção antes de iniciar o trabalho no projeto.

Os projectos elegíveis consistiriam na prestação de serviços avançados de aconselhamento e assistência técnica destinados a: protecção dos direitos de propriedade industrial, acesso a deduções fiscais para o desempenho de actividades de investigação e desenvolvimento (I&D) e de inovação tecnológica (TI), assessorando a empresa na inovação, a fim de implementar nela um sistema de eficiência produtiva e/ou melhoria organizacional, e assessoria à empresa em inovação em seus processos de gestão e organização através da implementação do soluções de computação em nuvem.

A concessão das subvenções será realizada em sistema licitatório não competitivo de acordo com sua ordem de apresentação, conforme art. 34 da Lei 13/2005, de 27 de dezembro, e se a documentação está completa e levando em conta a disponibilidade orçamentária.

A ajuda consistirá numa subvenção não reembolsável, que será determinada como uma percentagem fixa de 65% a aplicar ao custo elegível, que poderá atingir 75%, dependendo da localização do projeto.

As candidaturas podem ser apresentadas até à publicação do convite para substituir o presente ou a publicação do fechamento do mesmo.

As condições acima são um resumo não exaustivo de natureza consultiva. Para maior precisão, consulte as informações e documentação disponíveis neste link

SERVIÇO DE VIGILÂNCIA COMPETITIVA

Pode visualizar boletins anteriores fazendo clique AQUI

Para mais informação sobre o projecto CRECEER visite nosso site https://www.creceer-cyl.org/pt/inicio-2/

Proyecto CRECEER

Se deseja não receber mais boletins, envie um correio à direcção info@creceer-cyl.org com o assunto “BAIXA BOLETIM”.